Tratamento

Internação Voluntária

O Tratamento Voluntário é destinado a pessoas que não têm mais nenhum controle sobre o uso de drogas ou do álcool e perdem totalmente o controle se suas vidas, porem admitem a necessidade de mudar sua vida através de um tratamento baseado em internação.

Internação Involuntária

O Tratamento Involuntário é destinado as pessoas que devido à dependência física e psicológica das drogas e do álcool, perdem totalmente o controle de suas vidas mas não aceitam o tratamento.

Como Funciona:

Programa de 12 Passos

Tem como base o estudo dos Doze Passos desenvolvido pelos Alcoólicos Anônimos e utilizado por diversos grupos anônimos em todo o mundo.

Os Doze Passos são ferramentas de um programa espiritual, porém não religioso, que possibilita mudanças nas maneiras de pensar, reagir, se comportar e se posicionar no mundo, nos relacionamentos com os demais e consigo próprio.

Plano de Prevenção à Recaída

Reuniões em grupo de conscientização e reflexão de fatores que podem levar a uma possível recaída;
Os pacientes são incentivados a elaborar um plano de ação para sua volta a sociedade. Neste plano estará previsto o que ele deve ou não fazer para manter sua sobriedade. Quais são seus pontos mais frágeis e que precisam ser melhor trabalhados.

Psicoterapia Individual e em Grupo

Sessões individuais e em grupo com psicólogo especialista em dependência química. Tais sessões auxiliam os pacientes a entenderem a si mesmo, os mecanismos que os levam à dependência e, principalmente, criar estratégia visando a manutenção de sua sobriedade.

Espiritualidade

Momento espiritual, porém não religioso destinado a incentivar o contato dos internos com um Deus (da compreensão de cada um, seja ele católico, evangélico, budista, espírita). Esses momentos são fundamentais para se manter a sobriedade.

Atividades Físicas

Parte essencial do tratamento em dependência química são as atividades físicas. Elaboradas de acordo com as condições de cada paciente, as atividades permitem o estímulo físico e mental dos pacientes.